COMO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Ter uma estratégia bem definida é imprescindível para quem deseja empreender. Afinal, é por meio da estratégia que se torna possível traçar os rumos do novo empreendimento e todos os seus desdobramentos através do planejamento.

Planejamento estratégico é um conceito comum na área da administração, que significa pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. Ele auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar as metas da empresa, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.

Sabendo disso, qual a melhor forma de definir a estratégia da sua empresa e como formular um planejamento estratégico que vai levar seu negócio ao sucesso?

Qual é a importância do Planejamento Estratégico?

Diante das constantes mudanças existentes no meio empresarial, se torna cada vez mais necessário a criação de ferramentas que tenham a capacidade de colaborar com o crescimento do negócio e com a adaptação da diferentes cenários.

A cada dia que passa, mais empresas fecham suas portas e, entre elas, são notados vários fatores em comum, podendo-se destacar:

  • falta de conhecimento sobre o setor em que está inserida,
  • ausência de autoconhecimento sobre seus pontos fortes e limitações,
  • inexistência de objetivos e muito menos de um plano de ação para alcançá-los.

Como contraponto, existem empresas que nadam contra a correnteza, conseguindo se destacar em meio aos cenários desfavoráveis, passando por obstáculos onde a maioria das empresas ficariam presas.

Dentre vários fatores que são relevantes para esta resistência em meio a tempos de crise, o planejamento estratégico se encaixa como pilar máximo. A partir dele, é possível identificar seus pontos fortes, observar ameaças, limitações, oportunidades, traçar objetivos e estratégias para, desde então, criar o plano de ação ideal para obter o sucesso esperado de seu planejamento.

planejamento estratégico

É essencial planejar cada passo!

Como elaborar um Planejamento Estratégico para minha empresa?

Existem diferentes metodologias que podem ajudá-lo no desenvolvimento do processo de formulação da estratégia. Contudo, os seguintes passos devem ser seguidos:

Análise do Cenário Organizacional

É necessário executar uma análise bem elaborada do ambiente interno (pontos fortes, a serem capitalizados pela empresa, e de limitações a serem corrigidas) e do ambiente externo (busca do entendimento das ameaças e oportunidades que o mercado propicia). Essa análise pode ser feita pela ferramenta Matriz SWOT, muito utilizada para começar a entender o contexto onde a empresa se encontra.

matriz swot

Matriz SWOT

 

Estipulação da Meta

É o momento em que a empresa examina seus dados históricos e projeta a sua meta futura. É a resposta ao questionamento: “para onde queremos ir¿”. As metas devem ser quantificáveis ou, no mínimo, tangíveis. Precisam ainda estar relacionados com o horizonte de tempo. De maneira geral se relacionam com aspectos ligados a faturamento, rentabilidade, quantidade de filiais, posicionamento no mercado etc.

Uma boa maneira de formular metas é pensar no conceito de metas SMART:

metas smart

Metas SMART

 

Definição da missão, visão e valores da empresa

Para dar início a um planejamento estratégico, é necessário que a empresa tenha uma missão, visão e valores bem estabelecidos. Se o seu negócio ainda não tem isso definido, a hora de fazer isso é agora.

  • A missão deve responder o porquê de a empresa existir;
  • A visão deve demonstrar como ela espera ser vista por seu público dentro de alguns anos;
  • Os valores da organização ditarão a sua conduta tanto nos relacionamentos internos quanto externos.

Conheça o seu público

Antes de traçar um planejamento estratégico é importante avaliar mais a fundo quem é o público-alvo da empresa. Mesmo que você já tenha um perfil criado, vale a pena ressaltar que é imprescindível sempre atualizá-lo, afinal, as pessoas mudam e os clientes também.

Uma das formas de avaliar o público da empresa é através de pesquisas de mercado, falamos um pouco sobre elas nesse post!

Identifique os envolvidos na ação

São muitos os personagens envolvidos em uma ação estratégica. Por exemplo, os colaboradores do empreendimento têm lugar de destaque na busca da concretização dos objetivos. Stakeholders e investidores colaboram propiciando ambientes favoráveis para que o planejamento saia do papel e vá para a prática.

Planeje a ação estratégica

Ações estratégicas precisam ser bem detalhadas para que cumpram seus objetivos. Sendo assim, não basta dizer que uma das ações é atrair clientes para dentro do negócio – é preciso determinar como isso será possível.

Um planejamento estratégico deve ser pormenorizado. As ações devem, portanto, demonstrar como será possível atingir os objetivos e metas propostos no início deste planejamento.

Monitoração e Avaliação dos Resultados

Próximo ao fim dos passos do planejamento estratégico de sucesso, é importante destacar o acompanhamento e monitoramento de tudo o que está sendo feito a fim de minimizar erros ou até mesmo deslizes.

Também é necessário avaliar se o plano que foi elaborado está trazendo resultados para a empresa, é importante ouvir os feedbacks de todos os envolvidos.

Sua empresa não possui um plano estratégico? Venha descobrir um pouco mais marcando um diagnóstico gratuito, e descubra como planejar é importante!