QDT: UMA FORMA DE TER DISCIPLINA NO TRABALHO!

Ter disciplina no trabalho é a chave para o sucesso pessoal e profissional. Quando se é empreendedor, ter disciplina para realizar suas atividades e conseguir acompanhar as tarefas de sua equipe é essencial para o bom funcionamento da empresa. No entanto, no meio da agitação do dia a dia, como garantir que as tarefas estão bem divididas?

É nesse momento que o Quadro de Distribuição de Trabalho (QDT) entra em ação! Esse método é fundamental para que os recursos da empresa sejam bem divididos e todas as funções sejam cumpridas. Entenda como funciona o QDT e como aplicá-lo em sua empresa.

O que é QDT?

O quadro de distribuição do trabalho (QDT) representa uma organização equilibrada de recursos, com o objetivo de ter resultados equilibrados, racionalizando e balanceando as tarefas quanto ao tempo de execução e à quantidade de funções atribuídas a cada pessoa. Essa ferramenta foi desenvolvida para monitorar todas as atividades das pessoas de uma organização.

Como ter disciplina no trabalho através do QDT?

A ferramenta tem como objetivo especificar o nível de autoridade e responsabilidade de cada colaborador. Ou seja, é uma técnica de organização de processos focada, principalmente, na distribuição mais adequada das tarefas para cada funcionário. 

Ao reorganizar as atividades, os processos da empresa devem ser padronizados para que o trabalho seja realizada de forma contínua e mantendo o mesmo padrão de qualidade, e isso colabora para o aumento da disciplina no trabalho e na realização de tarefas. No caso de negócios que trabalham com atendimento, por exemplo, ao distribuir as interações com o cliente entre diversas pessoas, o nível de excelência deve ser manter o mesmo para manter o padrão de atendimento sempre alto.

Com o desenvolvimento do QDT é possível realizar uma avaliação de todos os setores do negócio, podendo facilitar decisões e acompanhar o tempo dedicado a cada atividade. Para ter a maior efetividade, a ferramenta deve ser analisada nos seguintes itens: tempo demandado para atividades, capacidade profissional dos funcionários, volume de trabalho e possibilidades preliminares de simplificação (como o trabalho pode atingir o mesmo resultado de maneira mais rápida e simples).

Por que fazer um Quadro de Distribuição do Trabalho?

Existem diversos benefícios em implementar um Quadro de distribuição de trabalho na empresa:

  • Definição de cargos: a partir dos resultados apresentados, é possível identificar a necessidade de novos cargos serem incrementados na organização, facilitando a divisão do trabalho de maneira mais produtiva.

  • Aumento da produtividade: desenvolvendo o passo a passo das atividades a serem realizadas e verificando possíveis pontos de melhorias, por exemplo, melhor redistribuição das tarefas pelos funcionários, é possível aumentar a produtividade. 

  • Redução de custos: tendo conhecimento que gargalos e etapas desnecessárias nas tarefas, é possível reduzir os custos da produção, por exemplo, a partir da diminuição do tempo para realizar determinadas atividades. Além disso, a melhor distribuição de tarefas auxilia na redução da ociosidade, pois um padrão estabelecido auxilia na disciplina no trabalho.

Dessa forma, ter um Quadro de Distribuição de Trabalho bem estabelecido facilita a organização das atividades do empreendedor e da sua equipe, evitando perdas de tempo, improdutividade e falta de disciplina no trabalho, situações que costumam gerar gastos indesejados. Se quiser saber mais sobre como aumentar a produtividade da sua empresa, confira o Blog ADM Soluções e aproveite os conteúdos disponíveis!