VOCÊ SABE O QUE É GEOMARKETING?

Como dono de empresa, é comum passar pela cabeça do empresário diversos questionamentos: como meus clientes conhecem meu negócio? De onde os consumidores vêm? Onde devo abrir minha empresa?

A partir de dúvidas como essas, vindos de diversos empreendedores e estudiosos da área de marketing, começou a surgir uma nova forma de olhar para estratégias de marketing: o Geomarketing. Quer entender mais o que é Geomarketing e como ele funciona? Confere neste artigo!

O que é Geomarketing?

O Geomarketing é uma técnica que engloba qualquer estratégia de marketing que trabalhe com inteligência sobre localização para otimizar campanhas, definir local geográfico de atuação da empresa e alcançar o consumidor na hora e local certo.

Dentro da técnica que define o que é Geomarketing, ainda existem diversas variações e subcategorias, incluindo Geotargeting, Geofencing, Geotagging, Geofiltros e muitos outros. Mas para resumir, todos esses tipos têm em comum utilizar dos conhecimentos provindos da geografia (localização) para embasar, de uma maneira mais segura, estratégias de marketing.

Por que utilizar Geomarketing?

A grande vantagem de aplicar o geomarketing, e não apenas as estratégias de marketing tradicionais, é a redução de prejuízos e o aumento do lucro. Vamos a um exemplo.

Você é um aspirante a empreendedor e acabou de ter uma ideia de negócios brilhante: uma loja de calçados personalizados. Essa loja vai funcionar com um atendimento humanizado e a principal proposta é: o cliente visita a loja e passa por uma experiência única, que vai indicar qual o tipo de calçado perfeito para ele ou ela.

Muito bem, a ideia está formada. Agora, começam as indagações: “Quem será o principal público para minha loja? Onde este público está localizado? Qual o melhor ponto para montar minha loja?”.

Para solucionar esses questionamentos, uma das principais soluções é realizar uma pesquisa de mercado, mas não qualquer pesquisa. Uma pesquisa de mercado que utiliza geomarketing!

Utilizar os conhecimentos de localização dentro da pesquisa de mercado vão ajudar a diminuir as margens de erro dos dados gerados e fornecer maiores informações que vão embasar estratégias com maior garantia de ROI (retorno do investimento).

Como o Geomarketing é aplicado na pesquisa de mercado?

Como você pode conferir neste artigo, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que possibilita colher dados diretamente com o público-alvo da empresa, e utiliza os dados coletados em informações para entender quais são as maiores oportunidades para o negócio.

O Geomarketing chega para potencializar os resultados de uma pesquisa de mercado, utilizando as variáveis coletadas, como faixa etária, poder aquisitivo e índice de educação, para encontrar o melhor local para abrir uma empresa e descobrir onde o público-alvo estará localizado.

Além disso, utilizando plataformas de Geomarketing, é possível acessar dados que a pesquisa de mercado não consegue coletar sozinha, e cruzar essas informações para gerar análises mais relevantes, como é o caso de fluxo de pessoas, locais movimentados, caminhos percorridos pelos consumidores, entre outros.

Se você tem uma ideia de negócios e precisa entender melhor onde pode localizar sua empresa, qual seu público-alvo e como criar estratégias de marketing para fazer sua empresa crescer, entre em contato com a gente ou faça um diagnóstico gratuito!