Tudo sobre a viabilidade financeira

Entender a viabilidade financeira de um investimento é necessário para tomar a decisão sobre onde colocar seu dinheiro e quanto capital investir! Muitos empreendedores não têm o conhecimento das formas de analisar a viabilidade financeira de uma empresa ou até mesmo como saber se o resultado será positivo ou negativo.

Você sabe qual o retorno que seu empreendimento ou investimento trará para você? Caso você não saiba, neste artigo vamos te orientar quantos aos primeiros passos para que isso não aconteça! Então, vamos começar?

O que é Viabilidade Financeira?

A Viabilidade Financeira resume-se a uma análise de investimento, ou seja, identificar se um projeto/serviço é viável financeiramente de ser executado, permitindo seguridade quanto a tomada de decisão de possíveis investimentos.

O que a Viabilidade Financeira mostra?

Todo investidor, seja pessoa física ou jurídica, realizam investimentos em busca de obter um retorno financeiro satisfatório. Diante disso investimento pode ser entendido como um gasto realizado visando a geração de benefícios (retorno financeiro) no futuro. Esses investimentos citados não se referem especificamente a investimentos realizados na bolsa de valores, mas sim na execução de um novo projeto/serviço, por exemplo, lançamento de novos produtos, aquisição de máquinas e equipamentos, aquisição de uma empresa e abertura de uma nova fábrica.

Diante da decisão de fazer ou não um investimento, existem alguns métodos de avaliação que proporcionam aos investidores um maior grau de segurança. Para tanto, de antemão é necessário que sejam realizadas projeções de fluxo de caixa, ou seja, levantar os valores de entradas e saídas em termos financeiros geradas pelo investimento realizado. 

viabilidade financeira

Indicadores utilizados

A partir das informações coletadas é possível identificar o Payback (tempo de retorno do investimento), sabendo exatamente o tempo em dias, meses e/ou ano que será recuperado o investimento inicial realizado. Diante disso, é importante salientar que o Payback é calculado levando em consideração a taxa de juros.

Todavia, não é apenas com o cálculo do Payback que será possível identificar a viabilidade do investimento. Para tanto, faz-se necessário também o cálculo do VPL (Valor presente líquido) e/ou TIR (Taxa interna de retorno).

O valor presente líquido refere-se ao valor total do projeto no tempo presente, sendo um dos indicadores da viabilidade. Caso o resultante do VPL seja maior ou igual a zero significa dizer que o projeto é viável de ser executado. Sendo o resultado menor que zero, demonstra que o investimento não é viável.

Já a taxa interna de retorno é um indicador que mostra, por meio das projeções futuras, qual será a rentabilidade do investimento realizado. O projeto/serviço torna-se viável se o resultado da TIR for maior ou igual à taxa mínima de atratividade, que pode ser considerada pela taxa SELIC no período em análise.

viabilidade financeira

Qual a importância de se analisar a viabilidade?

Com o estudo da Viabilidade Financeira o empreendedor pode reduzir alguns riscos, evitando que invista seu tempo e dinheiro em uma aquisição que não trará o retorno esperado. Além de saber em qual empreendimento, caso tenha interesse em mais de um, será o mais viável e rentável investir.

Dessa forma, fazer um estudo ou executar um projeto de Viabilidade Financeira possibilita vários benefícios para o contratante, ou seja, vantagens com o projeto, sendo alguns deles:

  •  Plano financeiro sólido para cobrir período de implementação;
  •  Assegurar que terão recursos financeiros disponíveis para operação;
  •  Assegurar que lucros adequados serão gerados para investidores.

Se quiser entender mais sobre viabilidade financeira e outros assuntos essenciais da gestão empresarial, confere os outros artigos do Blog ADM Soluções, toda semana temos conteúdo novo para as maiores dúvidas dos empreendedores!