Persona: Conhecendo seu cliente!

Você já ouviu falar em persona?        

As personas são de extrema importância para todas as empresas, principalmente na atual era em que vivemos, a era digital.

Se interessou? Lendo esse artigo, você vai saber um pouco sobre:

  • O que são as personas?
  • Qual a diferença entre Persona e Público Alvo?
  • Qual a função da persona em uma empresa?
  • Quais as informações mais importantes para a persona?

O que é uma persona?

As personas podem ser classificadas como as representações fictícias dos clientes da sua empresa, ou seja, são as pessoas que realmente compram os produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece.

É fictícia, porém, não é inventada, e sim definida através de pesquisas que podem ser realizadas diretamente com seus clientes, caso você tenha um bom relacionamento com eles e seja possível entrevistá-los, ou, até mesmo com os funcionários da sua empresa que têm mais contato com os mesmos.

Qual a diferença entre Persona e Público Alvo?

Muitas pessoas confundem as personas com o público alvo. Enquanto o segundo é uma representação mais geral das pessoas que você atende, o primeiro representa o seu cliente de uma forma mais humana e individual, trazendo informações mais pessoais e específicas.

Que tal fazermos um teste?

Se você não sabe o que é persona, depois de ler o parágrafo acima, deve estar se perguntando:

“Ah, então eu já sei quem é a minha persona, não é nem necessário realizar pesquisas! São pessoas do sexo masculino e feminino, com idade entre 40 a 50 anos e que ganham cerca de R$ 3200,00.”

Se você pensa isso, você não entendeu o verdadeiro conceito do que estamos tratando. Logo abaixo nessa imagem, podemos ver quais as principais diferenças entre Persona e o Público Alvo.

público alvo x persona

 

Qual a função da persona em uma empresa?

“Tudo bem, definirei minha persona, mas qual a função dela para a minha empresa?”

Ter a persona da sua empresa definida vai auxiliar você no momento em que estiver elaborando estratégias para os objetivos da organização, principalmente se você trabalhar com as redes sociais para a divulgação dos seus produtos e serviços. Com as informações disponíveis, você pode fazer com que suas postagens sejam mais assertivas, pois você saberá quais redes sociais a mesma utiliza, quais os assuntos que mais lhe interessam, e até mesmo quais seus hobbies.

Utilizar as informações da persona não é algo restrito apenas para as redes sociais. As informações podem ser utilizadas para Estratégias de Marketing em geral. Um exemplo seria utilizar o hobbie da mesma para embasar promoções.

Exemplo:

Sua persona gosta de viajar, e sua empresa trabalha com roupas, uma maneira de utilizar a informação da sua persona é desenvolver uma promoção onde, a cada 100,00 R$ de peças adquiridas, o seu cliente ganha um cupom para concorrer a um sorteio que tem como prêmio uma viagem com acompanhante durante o carnaval. 

No exemplo, você utilizou da informação que sua persona gosta de viajar e desenvolveu uma promoção para fazer com que seus clientes comprem cada vez mais peças de roupas para concorrer a uma viagem.

Quais as informações mais importantes para a persona?

Quanto mais completa, melhor! Mas CUIDADO, não vá pegar informações desnecessárias! Uma dica é começar com informações socioeconômicas, como por exemplo:

– Nome;

– Idade;

– Bairro;

– Estado civil;

– Sexo;

– Renda;

– Quantidade de filhos.

Logo depois dessas informações, é importante pegar outras informações mais pessoais e que envolvam a rotina da pessoa entrevistada, tais como:

– Cargo;

– Hobbies;

– Estilo musical preferido;

– Objetivos profissionais e pessoais;

– Principais desafios;

– O que prioriza em uma empresa;

– Quais os tipos de redes sociais mais utilizados;

– Por onde prefere receber informações.

Entre outras informações.

Conclusão:

Desenvolver personas é algo necessário, e obrigatório caso você tenha uma empresa, pois a partir das informações captadas é possível fazer com que a sua empresa atinja as pessoas certas, na hora certa e da maneira certa, trazendo diversos retornos positivos.

Se você gostou do nosso artigo e tem interesse em melhorar a área de marketing da sua organização, entre em contato com a nossa equipe da ADM Soluções!

Este artigo foi desenvolvido por Coelho Junior, Consultor de Projetos da ADM Soluções.

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