A importância de analisar o mercado

A importância de analisar o mercado

Analisar o mercado significa ter informações complexas e estruturadas sobre o ambiente em que a sua empresa está inserida. Principalmente sobre como ela está atuando no ramo, quem são seus concorrentes, como as decisões dos gestores podem afetar internamente, e se isso trará sucesso ou fracasso para o empreendimento. Esta análise do mercado irá fornecer para o gestor qual segmento é mais interessante e produtivo para a sua organização, pois ele terá um embasamento de dados e informações assertivas. Isto é, uma visão específica do ambiente externo da empresa, fazendo com que o gestor possa perceber e detectar os atuais riscos, e os riscos futuros quando tomar suas decisões em busca de expansão.

Objetivos de uma análise de mercado

O objetivo principal para analisar o mercado é compreendê-lo, e verificar em que cenário está inserido para melhor captar as oportunidades que ele oferece. Isso diminui a taxa de risco nas decisões com base em dados e em informações mais assertivas. Assim, estar inserido no mercado significa que as empresas sempre vão lidar diariamente com situações que necessitam de uma decisão embasada em dados seguros, para que se tenha uma melhor possibilidade de sucesso. Por isto, uma boa análise de mercado além fornecer uma compreensão melhor do ramo atual da organização, irá proporcionar uma possibilidade de antecipar oportunidades e então se preparar para conseguir captá-las e usá-las a seu favor para aumentar seus lucros e prevenir ou minimizar possíveis prejuízos causados por uma decisão importante como a de lançar ou não um novo produto no mercado.

Execução da análise de mercado

Uma análise bem aprofundada vai fazer com que a empresa tenha um olhar macro de onde ela deseja atuar. Com isso, deve-se tratar de um processo para determinar fatores, condições e características do mercado. Nesse processo a matriz SWOT é muito utilizada. Se trata de uma técnica que vai ajudar a empresa a reconhecer os pontos fortes e fracos, que são internos, e suas oportunidades e ameaças, que são externos e como esses pontos podem auxiliar o seu desenvolvimento nos pontos fortes e como os pontos fracos estão retardando o seu crescimento. A finalidade disso é poder analisar como os pontos fortes podem ser usados para resolver ou minimizar os impactos que os pontos fracos
causam na organização.

Visto isso, um fator importante em uma Análise de Mercado é entender a magnitude do comércio. Pois quanto maior o mercado, maior a concorrência. Isso significa que a empresa deve oferecer seus produtos e serviços da melhor qualidade para que se destaquem diante da concorrência, portanto ao se analisar o segmento em que a organização está inserida ela poderá conhecer o que seus concorrentes estão ofertando e seus produtos estão sendo mais rentáveis dos que os seus para então trazer estratégias de resolver estes problemas e ainda com uma qualidade superior aos demais.

Público Alvo

Outro fator de muita importância é o conhecimento do público-alvo, de forma mais qualitativa, conhecer os hábitos de consumo e estilo de vida do seu consumidor, informações para serem mensuradas. Pois conhecendo seu público-alvo poderá idealizar campanhas de marketing e modificar o seu produto para que seja mais atraente aos seus clientes. Consequentemente será mais valioso ao olhar do cliente. Com isso, o ideal é delimitar uma faixa de público que se quer abordar, e a partir daí elaborar questionários e sair às ruas para conversar com essas pessoas.

Obtendo essas informações como  hábitos de consumo, canais de comunicação mais utilizados, dentre outras informações sobre seu público-alvo, facilita para que você construa a sua Buyer Persona. Você pode conhecer um pouco mais sobre definição de persona e seu conceito clicando no link abaixo:

Dificuldades causadas pela ausência de uma análise de mercado

A ausência de um entendimento do contexto geral que a empresa está inserida, pode causar diversos problemas. Contudo, sem essa visão do contexto, a tomada de decisão dos gestores se torna difícil sobre o futuro da organização. Visto que todas as decisões precisam ser pensadas nos impactos que causarão no presente e ainda mais os impactos que podem afetar a continuidade do funcionamento da empresa.

Logo, este desconhecimento do mercado em que a organização está inserida irá fazer com que o gestor tome decisões sem embasamento da realidade da empresa podendo trazer perdas ao seu negócio. Em contrapartid a, sem o conhecimento de seu público-alvo suas campanhas de marketing e seus produtos poderão ser irrelevantes para os consumidores da organização. Isto se da porque eles não se adequam às suas necessidades. Consequentemente, tendem a preferir a concorrência, o que trará grandes prejuízos para o gestor.  Isso pode ser visto em consequências como a diminuição da demanda causada pela alta concorrência. Além disso, também terá desconhecimento das necessidades do mercado e um baixo retorno dos recursos para a divulgação da empresa e do seu respectivo produto.

Com base no que foi dito, você consegue analisar facilmente o mercado em que sua empresa atua? A ADM Soluções tem a solução perfeita para você com nossa Pesquisa de Mercado!

Clique no link abaixo e deixa que nós trazemos todo o embasamento de mercado para sua empresa!

Você sabe o que é Geomarketing?

VOCÊ SABE O QUE É GEOMARKETING?

Como dono de empresa, é comum passar pela cabeça do empresário diversos questionamentos: como meus clientes conhecem meu negócio? De onde os consumidores vêm? Onde devo abrir minha empresa?

A partir de dúvidas como essas, vindos de diversos empreendedores e estudiosos da área de marketing, começou a surgir uma nova forma de olhar para estratégias de marketing: o Geomarketing. Quer entender mais o que é Geomarketing e como ele funciona? Confere neste artigo!

O que é Geomarketing?

O Geomarketing é uma técnica que engloba qualquer estratégia de marketing que trabalhe com inteligência sobre localização para otimizar campanhas, definir local geográfico de atuação da empresa e alcançar o consumidor na hora e local certo.

Dentro da técnica que define o que é Geomarketing, ainda existem diversas variações e subcategorias, incluindo Geotargeting, Geofencing, Geotagging, Geofiltros e muitos outros. Mas para resumir, todos esses tipos têm em comum utilizar dos conhecimentos provindos da geografia (localização) para embasar, de uma maneira mais segura, estratégias de marketing.

Por que utilizar Geomarketing?

A grande vantagem de aplicar o geomarketing, e não apenas as estratégias de marketing tradicionais, é a redução de prejuízos e o aumento do lucro. Vamos a um exemplo.

Você é um aspirante a empreendedor e acabou de ter uma ideia de negócios brilhante: uma loja de calçados personalizados. Essa loja vai funcionar com um atendimento humanizado e a principal proposta é: o cliente visita a loja e passa por uma experiência única, que vai indicar qual o tipo de calçado perfeito para ele ou ela.

Muito bem, a ideia está formada. Agora, começam as indagações: “Quem será o principal público para minha loja? Onde este público está localizado? Qual o melhor ponto para montar minha loja?”.

Para solucionar esses questionamentos, uma das principais soluções é realizar uma pesquisa de mercado, mas não qualquer pesquisa. Uma pesquisa de mercado que utiliza geomarketing!

Utilizar os conhecimentos de localização dentro da pesquisa de mercado vão ajudar a diminuir as margens de erro dos dados gerados e fornecer maiores informações que vão embasar estratégias com maior garantia de ROI (retorno do investimento).

Como o Geomarketing é aplicado na pesquisa de mercado?

Como você pode conferir neste artigo, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que possibilita colher dados diretamente com o público-alvo da empresa, e utiliza os dados coletados em informações para entender quais são as maiores oportunidades para o negócio.

O Geomarketing chega para potencializar os resultados de uma pesquisa de mercado, utilizando as variáveis coletadas, como faixa etária, poder aquisitivo e índice de educação, para encontrar o melhor local para abrir uma empresa e descobrir onde o público-alvo estará localizado.

Além disso, utilizando plataformas de Geomarketing, é possível acessar dados que a pesquisa de mercado não consegue coletar sozinha, e cruzar essas informações para gerar análises mais relevantes, como é o caso de fluxo de pessoas, locais movimentados, caminhos percorridos pelos consumidores, entre outros.

Se você tem uma ideia de negócios e precisa entender melhor onde pode localizar sua empresa, qual seu público-alvo e como criar estratégias de marketing para fazer sua empresa crescer, entre em contato com a gente ou faça um diagnóstico gratuito!

Análise Concorrencial

benefícios da análise concorrencial - ADM Soluções
Benefícios da Análise Concorrencial – ADM Soluções

A análise concorrencial tem o intuito de estudar e observar as empresas concorrentes do negócio do cliente, com o objetivo de identificar as inúmeras tendências do mercado e como estão dispostas dentro das empresas, identificando quais os modelos que trazem maior resultado para essas empresas, permitindo que o cliente tenha conhecimentos assertivos para tomada de decisões e principalmente para a estratégia da empresa.

 

Por que sei que preciso de uma Análise Concorrencial?

 

Diante disso, há situações nas quais a empresa está atuando de maneira contínua no mercado, porém muitas vezes sem visão holística e sem perceber as tendências que seus concorrentes estão utilizando. Assim, acaba por limitar-se na sua evolução e, prende-se a influências do próprio negócio, fazendo com que tenha poucas percepções de outras empresas.

 

Benefícios desta análise

 

Uma análise como esta, quando realizada com maestria, traz consigo diversos benefícios, como por exemplo:

1. Visão holística do mercado;
2. Obter conhecimento sobre empresas concorrentes;
3. Reconhecer tendências e aplicações que rendem resultados;
4. Comparação de resultados entre as empresas analisadas e o seu negócio.

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Cliente Oculto

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Aperfeiçoar o atendimento, conhecer melhor as práticas dos concorrentes ou identificar falhas e oportunidades no seu negócio são alguns dos resultados que esse serviço oferece. Em outras palavras, esse serviço pode ser explicado como uma técnica na qual pesquisadores tornam-se clientes comuns, e identificam diversos fatores, gerando uma análise em cima da qualidade dos serviços prestados pela sua empresa ou pela concorrência.

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Por que contratar um serviço de Cliente Oculto?
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Um serviço de cliente oculto é extremamente importante por trazer informações de grande valor para a elaboração de novas estratégias. Ou seja, com esse serviço, o gestor da empresa saberá como vai o atendimento da sua loja, como sua equipe reage em relação a situações adversas e até como ele pode melhorar em determinados pontos. Ademais, o mesmo pode avaliar os mesmos fatores citados acima em seus concorrentes, de forma extremamente sigilosa.

 

Benefícios do Cliente Oculto:
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Um serviço de cliente oculto quando realizado com maestria, traz consigo diversos benefícios, como por exemplo:

– Identificar falhas da empresa;
– Melhorar atendimento da empresa;
– Identificar oportunidades no mercado;
– Maior conhecimento dos seus concorrentes;
– Analisar como os membros de uma empresa solucionam obstáculos.

 

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Estratégias de Marketing

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As estratégias de marketing servem para aproveitar novas oportunidades e, assim, desenvolver planos de ação para atrair, reter e se relacionar com os clientes aumentando a participação da empresa no mercado. Ademais, elas são elaboradas com base em análises que trazem um melhor conhecimento sobre os clientes da empresa.

 

Por que contratar um serviço de estratégias de marketing?

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Hoje em dia, uma empresa que não se diferencia das outras acaba sendo esquecida ou mal frequentada. Por isso, uma das maiores prioridades das empresas que se consolidam cada vez mais no mercado, é apostar em estratégias para melhorar a experiência dos consumidores.

 

Muitos gestores não tem criatividade para elaborar estratégias para promover a marca, ou para se relacionar com os clientes da empresa, mesmo sendo extremamente importante, e por isso acabam recorrendo as famosas estratégias de marketing.

 

Benefícios da Estratégia de Marketing:

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As estratégias de marketing quando realizadas com maestria, trazem consigo diversos benefícios, como por exemplo:

1. Fidelizar clientes;
2. Atingir mais potenciais clientes;
3. Aumentar o número de clientes;
4. Melhorar o Marketing da empresa;
5. Melhorar a imagem da organização;
6. Redução do custo de aquisição por clientes.

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Pesquisa de Adesão

 

 

A pesquisa de adesão é um estudo qualitativo para verificar a viabilidade de um negócio, analisando o declínio ou crescimento do mercado e a preferência dos consumidores. Além disso, é feita uma adequação de acordo com as necessidades e objetivos do cliente, seja por teste de design de um novo produto, nova embalagem, conceitos e ou novos serviços para avaliar a receptividade do público-alvo. Em síntese, traz informações sobre o interesse inicial e vantagens e desvantagens.

 

Por que sei que preciso de uma Pesquisa de Adesão?

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Ademais, uma das principais dificuldades enfrentadas nas empresas e que por muitos gestores é considerada um dos principais desafios, quando irão lançar um produto, serviço ou até mesmo abrir um negócio, é saber se os seus clientes ou potenciais clientes têm interesse em aderir ao seu produto/serviço.

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Benefícios da Pesquisa de Adesão:

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Uma pesquisa de adesão quando realizada com maestria, traz consigo diversos benefícios, como por exemplo:

1. Expansão do negócio;
2. Compreensão das percepções do consumidor;
3. Verificar o seu diferencial em relação a concorrência;
4. Direcionar e adequar melhor um produto/serviço ao seu público-alvo.

 

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Pesquisa de Potencial de Mercado

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A pesquisa de potencial de mercado é um estudo exploratório para que se possa identificar os produtos/serviços dos seus concorrentes. Além disso, ela também avalia as tendências do mercado de produtos/serviços por meio de uma análise setorial de mercado. Dessa forma, também tem por objetivo reconhecer as mudanças no comportamento dos consumidores e identificar os problemas e oportunidades ocultas no seu mercado.

 

 

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Por que sei que preciso contratar uma Pesquisa de Potencial de Mercado?

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Às vezes, os colaboradores da organização podem não identificar que o mercado/setor de atuação da sua empresa está em constante mudança. Por isso, acabam por perder oportunidades de expandir seu negócio, fazendo com que outras empresas, que tenham essas informações, privilegiem-se dentro desse mercado. Portanto, algumas empresas limitam-se a não saber se vão atender a demanda do mercado e o quanto ele está disposto a gastar.

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Benefícios da Pesquisa de Potencial de Mercado:

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Uma pesquisa de potencial de mercado, quando realizada com maestria, traz consigo diversos benefícios, como por exemplo:

1. Oportunidade de expansão da sua empresa;
2. Compreender sobre as tendências de mercado;
3. Obter conhecimentos sobre o setor de atuação;
4. Avaliação das percepções de preço do produto/serviço;
5. Diagnóstico de problemas e oportunidades no setor de atuação.

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Estratégias: Estimule as suas vendas!

Não sabe quais estratégias usar para estimular suas vendas? Está com dificuldade em suas vendas? Clientes antigos não costumam voltar ou te indicar? Já parou para pensar, se você é um vende(dor) ou um resolve(dor)?

O mercado tem ficado cada vez mais concorrido e os clientes mais exigentes devido ao rápido aumento de inovações tecnológicas e a facilidade do fluxo de informações nas redes sociais.

 

Segundo, LEVY; WEITZ (2000):

 

As decisões são tomadas visando à construção da marca. Procurando atrair e acolher o cliente alvo, de maneira a proporcionar elavada produtividade em vendas.

Dito isso, você encontrará neste artigo dicas de estratégias de marketing! As mesmas te ajudarão no incentivo de suas vendas e em permanecer atualizado no seu mercado. Abrangendo as áreas de:

  • Promoção;
  • Prospecção;
  • Pós-venda;
  • Fidelização.

Ao final do artigo estarão presentes DICAS BÔNUS. Para auxiliar na organização e no controle dessas estratégias dentro de sua empresa.

Estratégias para estimular suas vendas

Promoção:Diferente do que muitas pessoas pensam, as estratégias de promoção não são voltadas para oferecer descontos. Elas são um conjunto de ações para promover e fortificar a marca. Com o objetivo de atrair novos clientes tornando a marca mais visível no mercado.

Algumas estratégias de promoção:

Marketing de Conteúdo: É a maneira de engajar o público alvo e desenvolver uma série de contatos a partir do conteúdo relevante e bem direcionado. O marketing de conteúdo é muito utilizado nos blogs, porém pode e deve ser utilizado em outras redes, como: Linkedin, Facebook, entre outros. É necessário manter uma boa frequência de postagens com conteúdo de qualidade. Por exemplo, conteúdo que atenda a necessidade e responda as dúvidas do cliente. Essa estratégia é importante para a atração de clientes e alcançar o máximo de visibilidade da marca.

DICA: A Universidade Rock Content fornece um curso de marketing de conteúdo online e totalmente gratuito. O curso tem duração de 4 horas e 16 minutos e com direito a certificado válido por 1 ano.

Web Marketing: Para a fortificação e a maior visibilidade da marca no mercado a presença nas redes sociais é crucial, e para isso o Web Marketing se faz útil. Facebook e Instagram são redes populares, porém não são as únicas redes sociais. Quanto mais abrangência de mídias a empresa possuir, mais visível ela será no mercado e mais perfis de clientes ela alcançara. É uma forma de manter próximo o contato com o cliente e construir um relacionamento mais duradouro e benéfico para ambas às partes.


Prospecção: A prospecção refere-se ao primeiro contato da empresa com o cliente, em que a empresa deve conhecer seus clientes e identificar o que eles necessita para, assim, buscar possíveis soluções.

Algumas estratégias de prospecção:

Participação em Eventos: A participação em eventos é uma excelente maneira de promover a marca, buscar novidades no mercado e aumentar o contato com seus clientes.

A escolha dos eventos deve ser pensada de forma estratégica, como:

O que esse evento pode me agregar? Que público eu espero encontrar e quais são meus objetivos no evento? Sua presença no evento pode ser tanto para se capacitar mais pro seu negócio. Quanto para gerar network ao se aproximar de possíveis parceiros pro seu negócio e prospectar novos clientes promovendo e vendendo sua marca no evento.

Parcerias: Para que a empresa torne-se forte no mercado é preciso de parceiros que a auxiliem na prospecção e manter a marca conhecida para seus clientes em potencial, essa estratégia é uma excelente forma de manter profissionais de confiança e colaboradores perto da sua empresa.Parcerias com lojas complementares de seus serviços agregam bastante na divulgação de sua marca e na prospecção de novos clientes. Com a escolha dos parceiros certos, no qual o relacionamento e a troca de benefícios são mútuos, é possível aumentar o alcance dos objetivos em comum.


Pós-Venda: Essas estratégias são designadas para manter o relacionamento com o cliente longo e saudável, agregando ao consumidor benefícios que atenderão às suas necessidades.

Algumas estratégias de pós-venda:

Follow-Up:  O follow-up significa acompanhar ou fazer o acompanhamento do cliente após a prestação do serviço ou venda do produto. Essa estratégia objetiva manter um bom relacionamento com os clientes após a prestação do serviço.

No follow-up a empresa entra em contato com o consumidor, seja por e-mail, mensagem no WhatsApp Web ou ligação. O contato serve para entender como o cliente se encontra perante o produto ou serviço prestado, mostrando uma real preocupação da empresa.

Esse contato pode ser até mesmo em datas comemorativas, como: dia do trabalho, festas regionais, aniversário do cliente (sendo essa uma ótima maneira de permanecer no mercado consolidando sua marca como um diferencial perante o concorrente), além de elevar a satisfação do cliente tornando-o apto para uma futura fidelização.

Pesquisa de satisfação: A pesquisa de satisfação é uma série de perguntas distribuída em um questionário, no qual deve ser simples e rápida de ser aplicada.Essa estratégia serve para que a empresa aplique uma melhoria contínua, dando espaço aos clientes para dar sugestões e feedbacks, alcançando a excelência no mercado se baseando na visão externa de seus consumidores.


Fidelização: A fidelização visa manter um vínculo entre a marca e seus atuais clientes para que indiquem e retornem a consumir seus produtos e/ou serviços, pois como orienta Philip Kotler (1999), “conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.

Algumas estratégias de fidelização:

Estratégia de relacionamento: Essa estratégia será a comunicação da marca com os clientes e possíveis clientes. Mantendo um relacionamento de qualidade expondo as características da empresa. Isso pode ser feito por meio de conversas virtuais, respondendo dúvidas, reclamações e elogios em cada mídia presente da organização, respondendo os comentários no Facebook, Instagram, E-mails, entre outras mídias presentes em sua empresa.

Programa de pontos: Consiste em recompensar o cliente de acordo com o número de aquisições e/ou valor de suas compras. O programa pode ser implementado por meio de um cartão fidelidade. Onde, permitirá ao cliente a visualização da sua quantidade de pontos e, de certa forma, para incentivar as futuras compras.


Cliente Oculto

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